Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como o Batman do Robert Pattinson não será mais do mesmo - sem repetir a fórmula de Ben Affleck e outros

O novo filme do herói aparenta seguir novos rumos criativos para cativar o público

Redação Publicado em 20/02/2020, às 09h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Pattinson como Batman (Foto: Reprodução/ Warner)
Robert Pattinson como Batman (Foto: Reprodução/ Warner)

A imensa popularidade do Batman fez o personagem aparecer em 4 filmes diferentes e na pele de dois atores - Christian Bale e Ben Affleck - apenas na última década. Apesar de The Batman, estrelado por Robert Pattinson, estar chamando igual ou maior atenção, é difícil enxergar como o reboot do herói não será mais do mesmo.

+++LEIA MAIS: Batman e Mulher-Gato estão grávidos nas HQs; entenda

Por isso, com base em informações já confirmadas em entrevistas e com algumas ainda especulativas, tudo isso compilado pelo ScreenRant, listamos pontos-chave nos quais o filme dirigido porMatt Reeves pode explorar de novas formas o Batman.


A idade de Bruce Wayne

Matt Reevesjá disse e reforçou em entrevistas que The Batman  não será uma história de origem de herói, o que é ótimo. Batman Begins (2006) ainda é uma origem recente e bem aprovada pelo público e filmes como Batman vs Superman (2016) e Coringa (2019) já mostraram o casal Wayne sendo morto vezes demais.

É um alívio saber que provavelmente não veremos Bruce Wayne perdendo os pais pela décima vez, mas também não significa que o Batmanterá anos de carreira de combate ao crime. Tudo indica (pela idade de Pattinson, de 33 anos e comentários de Reeves) que o herói terá um ou dois anos de atuação no combate ao crime, ainda sem toda a bagagem que o Morcego tem nos quadrinhos.

+++LEIA MAIS: Mulher-Gato em 1992, Michelle Pfeiffer dá conselho para Zoë Kravitz sobre o traje da personagem

É uma idade até então não explorada nos cinemas e com vilões que serão introduzidos novamente, o que indica que The Batman pode ser o primeiro encontro do detetive da DC com o Charada (Paul Dano), o Pinguim (Colin Farrell) e também com inimiga/amante Mulher-Gato.


Métodos de combate ao crime

Robert Pattinson foi treinar jiu-jitsu com mestres brasileiros para se prepara para o Batman. É uma escolha interessante de arte marcial, já que o estilo criado por Helio Grace é extremamente eficiente em quedas, finalizações, estrangulamentos e armlocks, tudo que um combatente do crime precisa para neutralizar e até quebrar ossos de oponentes maiores e mais fortes.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que já sabemos sobre o Batman de Robert Pattinson: novo uniforme, início das filmagens, elenco, história e data de estreia

Mesmo assim, não se deve esperar pelo Batmanviolento de BenAffleck, ou o estilo de usar bombas de fumaça e esconder-se nas sombras de Christian Bale.  Matt Reeves disse que quer ressaltar a inteligência e habilidades de investigação do Morcego.

A luta pode ser apenas uma maneira eficiente de eliminar os obstáculos, ainda que interessante de se assistir.


O que o novo Bat-traje significa para o filme

Pelos movimentos que Robert Pattinson faz no teste de câmera, é possível ver que o novo traje dá mais abertura para mexer as articulações, especialmente no pescoço (o Batman de Michael Keaton estaria com inveja). Isso extremamente necessário para executar movimentos de jiu-jitsu.

+++LEIA MAIS: Arlequina deve aparecer na nova trilogia do Batman de Robert Pattinson - mas não será Margot Robbie

Além disso, o símbolo no peito, que muitos discutem ser feito de partes da pistola que matou o casal Wayne, são um indicativo de como o trauma de  Bruce pode influenciar no visual como vigilante.


A escolha por Robert Pattinson como Batman

O ator já deu algumas dicas de como quer abordar o icônico herói da DC. Na voz, ele disse que busca inspiração no tom sombrio e insano que o colega Willew Dafoe entregou em O Farol (2019).

Pode-se esperar algo diferente do clássico KevinConroy, que dublou o Batman na aclamada série animada dos anos 1990 ou do urro de cantor de death-metal de Christian Bale.

+++LEIA MAIS: 6 vilões que foram mais inteligentes do que o Batman nas HQs [LISTA]

Além disso, um Batman mais complexo emocionalmente e perturbado é o que a contratação de Pattinson significa. O ator mudou a imagem de simples galã de Crepúsculo com vários longas independentes e densos como High Life (2018) e Cosmopolis (2012).


Sem Coringa… Ainda

Caso The Batmandê certo, é evidente esperar mais filmes e a inevitável chegada do nêmesis do Morcego, o Coringa. Isso pode ser um perigo. O vilão é popular demais para ficar muito tempo de fora dos filmes, mas uma aparição do personagem de Joaquin Phoenix ameaça estragar toda a cronologia da possível franquia.

+++ LEIA MAIS:  Fãs da Marvel reclama do visual de Robert Pattinson como Batman: ‘Demolidor ficaria bravo’

Por outro lado, escalar outro ator para o papel também é perigoso. Seria a terceira pessoa a ser o palhaço em menos de 6 anos e isso pode cansar o público. Tanto MattReeves quanto a Warner devem estudar os próximos passos com muita cautela.

The Batmanchega aos cinemas em 25 de julho de 2021.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA