- Jack Nicholson, Heath Legder e Jared Leto como o personagem Coringa (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Reprodução/ Foto 3: Divulgação)

Todos os filmes do Coringa, do pior para o melhor [LISTA]

Desde Cesar Romero até Jared Leto, o palhaço do crime ganhou diferentes versões

ROB SHEFFIELD, Rolling Stone EUA Publicado em 02/10/2019, às 18h30

À medida que a lenda do Batman continua evoluindo com o passar dos anos, o mesmo acontece com o vilão: o Príncipe Palhaço do Crime.

Cada geração recebe o Coringa que merece, e o mais icônico dos bandidos é um personagem complexo: ele precisa ser engraçado para se tornar realmente aterrorizante.

+++ LEIA MAIS: Fã recria abertura de Friends com versões do Coringa

Joaquin Phoenix está preparado para assumir o papel do tão aguardado Coringa, de Todd Phillips. No entanto, o artista intenso é apenas o curinga mais recente empilhado em um baralho.

Separamos um resumo dos atores que definiram o louco risonho de Gotham City ao longo dos anos, avaliados com notas de 1 a 10. Confira:

Jared Leto

Leto merece respeito por assumir um papel tão cedo depois de Heath Ledger ganhar um Oscar póstumo pela interpretação de Coringa.

Além disso, você não pode acusá-lo de imitar as versões antigas do vilão. O Coringa de Jared Leto tem mais um lado Wu-Tang Clan do que um lado Liga da Justiça com o grillz gangsta prateado e a tatuagem “Danificado” na testa - assim como Jordan Catalano, o Coringa de Leto é apenas um homem com o olhar triste e que é incompreendido.

+++ LEIA MAIS: Coringa voltará no filme Aves de Rapina, mas não com Jared Leto

Leto levou o personagem para uma nova direção em Esquadrão Suicida, mas ele se revelou como um papel menor. O vilão terminou sendo superado pela namorada: a princesa punk Harley Quinn, interpretada por Margot Robbie.

Nota: 5/10


Cesar Romero

O originador. Romero inventou o Coringa que conhecemos hoje no divertido programa de TV Sixties Batman. Ele lutou contra a dupla dinâmica de Adam West e Burt Ward com a gargalhada enlouquecida, sorriso maníaco e cabelo verde-esmeralda indomado.

Romero era a ‘Velha Hollywood’ por completo - ele era conhecido como “o latino de Manhattan”, um protagonista cubano-americano que atuava em filmes como Orchestra Wives (1942). O ator era tão dedicado a própria imagem que se recusou a raspar o bigode para o papel do vilão. Por isso, Romero só passou uma tinta por cima do bigode para disfarçar.

+++ LEIA MAIS: Coringa já é o filme baseado em HQ com maior nota, um mês antes da estreia

Cesar Romero continua sendo o mais influente Príncipe Palhaço do Crime - até Bob Dylan adotou o visual do vilão da TV no início dos anos 2000. Os góticos podem tomar nota: Romero é o único Coringa até hoje que também interpretou Drácula, na Galeria Noturna de Rod Serling.

Nota: 7/10


Jack Nicholson

Diga a eles, Jack: “Você nunca ouviu sobre o poder curador da risada?”. Nicholson roubou totalmente a cena em Batman (1989), do Tim Burton - o que, reconhecidamente, não era uma franquia difícil de ser roubada.

Apesar de algumas decisões questionáveis no elenco, foi um passo sábio escalar Jack Nicholson como o Coringa.

+++ LEIA MAIS: 5 vilões do Batman que dariam uma surra no Coringa [LISTA]

Um passo ainda mais sábio: deixar ele interpretar o vilão com uma caricatura um pouco exagerada de “Jack Nicholson”. Ele é o único sinal de vida no filme. Quem mais poderia proclamar “eu sou o primeiro artista homicida completamente funcional do mundo” e fazer você realmente acreditar nele?

Nota: 8/10


Mark Hamill

Acredite ou não, pareceu uma decisão arriscada escalar o ator conhecido por interpretar Luke Skywalker para dublar o Coringa em Batman: The Animated Series (1992).

No entanto, Hammil deu ao vilão uma vida completamente nova ao explorar uma mania psicossocial virtuosa que Star Wars nem tinha começado a sugerir. Quem diria que o menino fazendeiro de Tatooine traria tanta maldade para aquela risada?

+++ LEIA MAIS: 9 vezes inacreditáveis em que Batman e Coringa trabalharam juntos [LISTA]

Outros atores já tinham feito o papel, desde Larry Storch (na versão do Scooby-Doo) até Kevin Michael Richardson, o primeiro Coringa negro.

No entanto, Hamill carregou a tocha durante os programas animados nos anos 1990 (que são muito melhores do que os live-actions) e os videogames, como Arkham Asylum. Coringa é a segunda performance mais icônica do ator.

Nota: 9/10


Heath Ledger

Quando O Cavaleiro das Trevas foi lançado, Heath Ledger já estava morto há seis meses. A trágica e chocante morte dele poderia ter ofuscado o filme. No entanto, a performance dele de “Por que tão sério?” se tornou a mais lendária de todos os Coringas.

Inclusive, Ledger ganhou o Oscar póstumo na categoria de Melhor Ator Coadjuvante - o único vilão de um filme de super-herói a ganhar um Oscar. Importante lembrar que tanto Nicholson como Leto já ganharam Oscar, mas para outros papéis.

+++ LEIA MAIS: Diretor de Coringa explica a maior diferença entre a versão de Joaquin Phoenix e Heath Ledger

Heath Ledger tem a ameaça sádica, mas também um olhar de garoto solitário nos olhos. O ator assumiu um papel que já era famoso, mas, de alguma forma, o tornou seu. E é por isso que ele é o melhor Coringa.

Nota: 10/10

batman coringa Jared Leto mark hamill Joaquin Phoenix jack nicholson heath ledger gotham cesar romero Príncipe Palhaço do Crime

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'