Coringa é o bicho-papão do Oscar: Todos os filmes do personagem ganharam estatueta

Quatro filmes da Warner mostraram o inimigo do Batman - e nenhum ficou de mãos vazias

Redação Publicado em 10/02/2020, às 16h28

None
Joaquin Phoenix, Heath Legder e Jared Leto como o personagem Coringa (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Reprodução/ Foto 3: Divulgação)

Coringa, filme dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix, foi um dos campeões do Oscar 2020 neste domingo, 9. O filme ganhou duas categorias: Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator. 

Embora tenha sido o campeão de indicações da noite (tinha 11 delas) e levado só duas, o filme conseguiu propagar uma “tradição” do arqui-inimigo de Batman: todos os filmes com Coringa produzidos pela Warner Bros têm, pelo menos, umOscar.

+++ LEIA MAIS: Joaquin Phoenix vence Oscar com Coringa porque é o reflexo de uma sociedade louca (e dolorosamente real)

Começou no Oscar 1990, no qual Batman, dirigido por Tim Burton e estrelado por Jack Nicholson como Coringa, ganhou o prêmio de Melhor Design de Produção (em 2020, quem levou foi Era Uma Vez em… Hollywood, do Tarantino). 

Depois, no Oscar 2009.Batman: O Cavaleiro das Trevas, da trilogia de Christopher Nolan. Heath Ledger interpretou Coringa, o que lhe rendeu o prêmio póstumo de Melhor Ator Coadjuvante. Melhor Edição de Som também foi um troféu. (Este ano, os ganhadores foram Brad Pitt em Era Uma Vez em… Hollywoode Ford vs. Ferrari, respectivamente). 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2020: Joaquin Phoenix discursa sobre temas urgentes: 'Devemos usar nossas vozes para os que não têm voz'

E, por mais infame que Jared Leto tenha sido como Coringa em Esquadrão Suicida, o filme também ganhou Oscar em 2017 na categoria Melhor Cabelo e Maquiagem. E este ano, o campeão da categoria foi O Escândalo  - com Margot Robbie, a Arlequina.

+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS: