Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 clipes inspirados em filmes famosos: de Ariana Grande, Shawn Mendes e mais [LISTA]

Descubra os artistas intérpretes dos protagonistas de grandes sucessos do cinema em seus videoclipes

Mariana Rodrigues | @marigues_ (Com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/02/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ariana Grande em "Thank U, next" se inspira em Meninas Malvadas (Foto 1: Divulgação / Paramount e Foto 2: Reprodução / Youtube)
Ariana Grande em "Thank U, next" se inspira em Meninas Malvadas (Foto 1: Divulgação / Paramount e Foto 2: Reprodução / Youtube)

Artistas adoram fazer referências e colocar easter eggs nos vídeos, inspirando-se, até mesmo, no universo cinematográfico. Desde os típicos filmes de Sessão da Tarde, como De Repente 30 (2004) e Meninas Malvadas (2004) até as obras de grandes diretores como Viagem à Lua (1902) de Georges Méliès e Encontros e Desencontros (2003) de Sofia Coppola, tudo pode servir de inspiração.

Cantores como Iggy Azalea e Ariana Grande e bandas como Jonas Brothers e The Smashing Pumpkins são adeptos dessa prática. Confira uma lista dos nossos videoclipes favoritos que fazem referência a grandes produções.

+++ LEIA MAIS: Sessão pipoca: 15 itens que vão conquistar os apaixonados por filmes


Shawn Mendes e Zedd - "Lost in Japan"

Um dos singles do Shawn Mendes (2018), o videoclipe de  “Lost in Japan” é inspirado no filme Encontros e Desencontros (2003), da diretora Sofia Coppola. O próprio nome da música faz alusão ao título original do longa, Lost in Translation.

Mendes recriou as principais cenas do filme, como quando o personagem principal, Bob Harris (Bill Murray), aparece sentado na cama vestindo um robe, no elevador e no karaokê, ao lado de Charlotte (Scarlett Johansson), interpretada pela atriz Alisha Boe no clipe.

+++ LEIA MAIS: Shawn Mendes: In Wonder mostra cenas do cantor frustrado após cancelamento do show em SP


Iggy Azalea  e Charlie XCX - "Fancy" 

Em 2014, Iggy Azalea reviveu uma das personagens mais populares da cultura pop, a mimada Cher Horowitz (Alicia Silverstone), do clássico dos anos 1990 As Patricinhas de Beverly Hills (1995). Ao lado de Charli XCX, interpretando Tai Frasier (Brittany Murphy), recria momentos icônicos nessa versão moderna do filme.

Desde a cena de Cher escolhendo o terninho xadrez amarelo - sua marca registrada - até o debate em sala de aula, as aulas de educação física e a festa, sem deixar nenhum detalhe de fora.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Ariana Grande - "Thank u, next"

Em dos clipes mais famosos, Ariana Grande encenou não apenas um, mas quatro filmes clássicos dos anos 2000. Logo nos primeiros segundos, somos apresentados à icônica cena de Meninas Malvadas (2004), descrevendo a personagem Regina George (Rachel McAdams), interpretada pela cantora.

Também interpreta cenas de De Repente 30(2004), Legalmente Loira (2001) e As Apimentadas (2000). A cantora convidou diversas outras celebridades para fazer participações especiais, como Troye Sivan, Liz Gillies e Kris Jenner, além dos atores do elenco original dos filmes, como Jonathan Bennett, Aaron Samuels em Meninas Malvadas (2004) e Jennifer Coolidge, Paulette Bonafonté em Legalmente Loira (2001).

+++ LEIA MAIS: Por que a Ariana Grande só é vista de ‘rabo de cavalo’?


Jonas Brothers - "What a Man Gotta Do"

Jonas Brothers adoram convidar suas esposas para participar dos clipes e, dessa vez, não foi diferente. Em “What a Man Gotta Do”, Nick Jonas e Priyanka Chopra interpretam a famosa cena de Negócio Arriscado (1983). A versão original é de Tom Cruise (Joel Goodson). O ator utiliza apenas uma camisa branca, cueca, meias e óculos escuros.

Joe Jonas e Sophie Turner se transformaram em um dos casais mais famosos do cinema, Sandy (Olivia Newton-John) e Danny (John Travolta), de Grease (1978). Enquanto Kevin e Danielle Jonas dão vida aos protagonistas de Digam o que quiserem (1989).

+++ LEIA MAIS: Jonas Brothers visitam fã que perdeu show por causa de tratamento de câncer; vídeo


The Smashing Pumpkins - "Tonight, Tonight"

The Smashing Pumpkins voltou no tempo e homenageou um dos maiores cineastas da história, Georges Méliès, com o clipe de “Tonight, Tonight”, apresentando uma versão do filmeViagem à Lua (1902).

Mèliés foi um dos pioneiros nos efeitos especiais do cinema, e essa é uma das suas produções mais famosas. No videoclipe, há a cena dos tripulantes na lua, com direito a cenários e efeitos iguais aos do filme original.

+++ LEIA MAIS: Scott Pilgrim sincroniza com disco do Smashing Pumpkins, assim como Dark Side of The Moon e O Mágico de Oz?


Anavitória e Duda Beat - "Não Passa Vontade "

O Brasil também não fica de fora. Em novembro de 2020, o duo Anavitória lançou uma colaboração com Duda Beat, na qual representam seis filmes diferentes no clipe da música “Não Passa Vontade.”

O primeiro a aparecer é Os Excêntricos Tenenbaums (2001), do diretor Wes Anderson, além de Pequena Miss Sunshine (2006), Os Sonhadores (2003), (500) Dias com Ela (2009) e As Vantagens de Ser Invisível(2012). Na produção, Ana Caetano, Vitória Falcão e Duda Beat interpretam os protagonistas das cenas mais marcantes dos longas.

+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL