Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 filmes que mostram a importância da imprensa: de The Post a Spotlight [LISTA]

Nesta segunda, 3, comemora-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa; confira algumas produções que mergulham no mundo jornalístico

Camilla Millan Publicado em 03/05/2021, às 18h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de The Post - A Guerra Secreta e Spotlight: Segredos Revelados (Foto: Reprodução)
Montagem de The Post - A Guerra Secreta e Spotlight: Segredos Revelados (Foto: Reprodução)

Além de informar, a imprensa tem a importante função de incentivar o debate e conscientizar a população. Para isso, contudo, o meio jornalístico pode se envolver em complicadas (e perigosas) situações que, muitas vezes, transformam-se em filme.

Em diversas produções, apresenta-se o esforço jornalístico para investigar importantes situações: de escândalos políticos a investigações de crimes emblemáticos. Um exemplo é o premiado Spotlight: Segredos Revelados (2015), que ganhou o Oscar de Melhor Filme ao acompanhar a investigação sobre o abuso de crianças por padres católicos.

+++LEIA MAIS: Brasil cai de posição em ranking de liberdade de imprensa e chega à zona vermelha

Além dos casos notórios, o jornalismo é, sozinho, digno de roteirização. Com competição, corrida contra o tempo e debates éticos, o fazer jornalístico é um excelente objeto para produções cinematográficas.

No Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a Rolling Stone Brasil listou seis filmes que acompanham o ambiente jornalístico e mostram a importância da imprensa; confira:

+++LEIA MAIS: Além de Minari: 5 filmes sobre imigração - de Era Uma Vez em Nova York a Brooklyn [LISTA]

The Post - A Guerra Secreta (2017)

Protagonizado por Meryl Streep (Kay Graham) e Tom Hanks (Ben Bradlee), a produção acompanha a história real de jornalistas do Washington Post que tentam publicar os famosos Pentagon Papers. Os documentos secretos contam sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.


Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Com nomes como Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton, Liev Schreiber e mais, a produção acompanha a dramática investigação de jornalistas sobre o abuso de crianças por padres católicos. A história é real, e em 2003, a matéria do The Boston Globe ganhou o Prêmio Pulitzer de Serviço Público.

+++LEIA MAIS: Mark Ruffalo, Caetano Veloso e mais pedem para Biden não confiar em Bolsonaro; entenda


Todos os Homens do Presidente (1976)

Também baseado em fatos, o filme acompanha uma dupla de jornalistas que investiga  o escândalo de Watergate para o jornal Washington Post. As descobertas dos profissionais levaram à renúncia do então presidente Richard Nixon - dentro e fora das telonas.


O Informante (1999)

O filme acompanha um homem que trabalhou durante anos numa fábrica de cigarros e resolve revelar os segredos da indústria tabagista para viciar as pessoas em uma entrevista para a rede CBS. A produção acompanha o debate dos profissionais sobre transmitir ou não a conversa, assim como o lado jurídico da situação.

+++LEIA MAIS: Os 6 melhores filmes de jazz e blues, segundo o Rotten Tomatoes [LISTA]


Uma Guerra Pessoal (2018)

A produção estrelada por Rosamund Pike é uma cinebiografia de Marie Colvin, premiada repórter norte-americana conhecida por cobrir diversas zonas de conflito como Chechênia, Kosovo e Zimbábue. 


Zodíaco (2007)

O filme acompanha a investigação de jornalistas e policiais para descobrir a identidade do serial killer Zodíaco, que cometeu diversos crimes nos asnos 1960 e 1970 em São Francisco, Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: O dia que uma cidade inteira ouviu jazz para escapar das garras de um serial killer [FLASHBACK]


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++LEIA MAIS: Todas as estreias de maio de 2021 no Disney+: Cruella, Star Wars: The Bad Batch e mais [LISTA]

Disney+ divulgou as estreias da plataforma do mês de maio de 2021. Entre os lançamentos mais aguardados está Cruella, filme sobre a vilã de 101 Dálmatas, protagonizado pela vencedora do Oscar, Emma Stone.

A segunda temporada de High School Musical: A Série: O Musical, estrelada por Olivia Rodrigo e Joshua Bassett, também chegará no streaming em maio. Além disso, diversas produções da série Star Wars entrarão para o catálogo em comemoração ao Star Wars Day, como as séries Star Wars: The Bad Batch, Lego Star Wars: All-Stars e Lego Star Wars: As Aventuras dos Freemaker.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Cruella, live-action estrelado por Emma Stone

Confira as sinopses oficiais dos principais títulos e a lista completa das produções que chegam no Disney+ em maio:


Filme com Premier Access

Cruella - 28 de maio

Cruella, que se passa na década de 1970 em Londres, em meio à revolução do punk rock, segue uma jovem vigarista chamada Estella, uma garota inteligente e criativa determinada a se tornar famosa com seus designs. Ela faz amizade com um par de jovens ladrões que apreciam seu prazer por travessuras e, juntos, eles se viram sozinhos nas ruas de Londres.

+++ LEIA MAIS: Quais atrizes interpretaram Cruella de Vil nos cinemas e na televisão?

Um dia, o talento de Estella para a moda chama a atenção da baronesa von Hellman, uma lenda da moda, devastadoramente chique e assustadora, interpretada por Emma Thompson (Retorno a Howard’s End Razão e Sensibilidade), vencedora de dois Oscars. Porém, o relacionamento das duas desencadeia acontecimentos e revelações que farão com que Estella abrace seu lado perverso e se torne a maligna, elegante e vingativa Cruella.

Os assinantes do Disney+ podem adquirir o filme pelo preço único de R$ 69,90 por um tempo limitado. Quem comprar o Premier Access pode assistir o filme quantas vezes quiser sem nenhuma limitação. 

+++ LEIA MAIS: Com referência a Jogos Vorazes e semelhança com Arlequina, Cruella ganha novo trailer com Emma Stone


Nova Temporada

High School Musical: A Série: O Musical - 14 de maio

Na segunda temporada de High School Musical: A Série: O Musical, os Wildcats de East High, que estão se preparando para apresentar A Bela e a Fera como seu musical de primavera, confrontam a escola rival, North High, para vencer uma prestigiada e voraz competição de teatro estudantil. Perucas são arrancadas, lealdades são testadas e baladas são esgoeladas.


Star Wars Day  - Estreias 4 de maio

Star Wars: The Bad Batch

Star Wars:The Bad Batch, uma nova série animada sobre os clones de elite experimentais do Lote Estragado (que apareceram pela primeira vez em Star Wars: A Guerra dos Clones), enquanto abrem caminho em uma galáxia que está mudando muito rápido, imediatamente após a Guerra dos Clones.

+++ LEIA MAIS: Fã une Peter Parker 'emo' e Star Wars: Episódio I - A Ameça Fantasma em vídeo

Os integrantes de O Grande Lote - um lote especial de clones com variações genéticas em relação a seus irmãos da Armada dos Clones - cada um com uma habilidade única e excepcional que os converte em soldados extraordinariamente eficientes que formam um esquadrão formidável.


Lego Star Wars: All-Stars

Novos rostos se unem aos heróis Han Solo, Chewbacca, Lando Calrissian, BB-8 e General Leia, em aventuras que percorrem o universo Star Wars.

+++ LEIA MAIS: Por que The Mandalorian tem tanto em comum com Star Wars: A Guerra dos Clones?


Lego Star Wars: As Aventuras dos Freemaker 

Os Freemaker são irmãos catadores. Eles trabalham em uma loja de consertos em uma estação espacial do Império. Rowan Freemaker, de 12 anos, sensível à Força, descobre o sabre de luz Kyber, um artefato antigo e com uma poderosa conexão com os Jedi.

Sua vida muda de cabeça para baixo. Ele tem a ajuda da irmã mais velha, Kordi, do irmão Zander e de um droide chamado Roger. Rowan parte em uma batalha contra o Império para restaurar a paz na galáxia.

+++ LEIA MAIS: Como Han Solo sabotou plano de Palpatine e salvou Kylo Ren em Star Wars: O Despertar da Força?


Star Wars: Rebels 

O Império Galáctico fortalece o seu domínio através da opressão e do medo, e impele alguns corajosos a resistir. A nave Ghost apoia aqueles que não podem lutar e inicia uma rebelião.


Star Wars: Forças do Destino

Histórias não contadas das heroínas do universo de Star Wars, incluindo Rey, Jyn Erso, Princesa Leia, Sabine Wren, Padmé Amidala e Ahsoka Tano. Veja como suas escolhas, sejam elas grandes ou pequenas, definem o destino da Galáxia.

+++ LEIA MAIS: Coleção icônica de David Prowse, ex- Darth Vader em Star Wars, será leiloada em maio


Novos episódios

  • Virando o Jogo dos Campeões
  • Big Shot: Treinador de Elite
  • Por dentro da Pixar

Outras estreias

Filmes

  • Phineas e Ferb, O Filme: Candace Contra o Universo - 14 de maio
  • Grand Canyon ao extremo - 21 de maio

+++ LEIA MAIS: 6 motivos para assistir Raya e o Último Dragão, nova fantástica animação da Disney [LISTA]


Séries

  • The Gifted - 14 de maio
  • Coop & Cami - 28 de maio
  • As Crônicas de Evermoore (minissérie) - 28 de maio
  • Desafio Impossível - 28 de maio

Documentários

Estreias 7 de maio

  • Elefantes: Em Nome da Liberdade 
  • Grandes Migrações 
  • Derramamento de óleo do século
  • Ailo - A Jornada de uma Rena

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a série Percy Jackson, do Disney+ [LISTA]


Estreia 14 de maio

  • Ártico Ameaçado

Estreias 28 de maio

  • Dra. T: Clínica de Animais Exóticos
  • Expedição Marte

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a sequência de Encantada: elenco, história e mais [LISTA]


Curtas

  • Marvel: Aventuras dos Super-Heróis - 21 de maio
  • Marvel Rising: Initiation - 28 de maio
  • Launchpad - Curta a Diversidade - 28 de maio