Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 atores que interpretam mais de um personagem no mesmo filme: Adam Sandler, Eddie Murphy e mais [LISTA]

Seja para interpretar gêmeos ou todos os integrantes de uma família, esses atores contaram com ajuda de maquiagem e figurino para fazer vários papéis no mesmo filme

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 02/05/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Operação Cupido (Foto: Divulgação / Disney)
Operação Cupido (Foto: Divulgação / Disney)

Em produções de Hollywood, é comum um ator interpretar mais de um personagem em um único filme. Isso acontece por vários motivos, desde quando há gêmeos na história, como em Operação Cupido (1998), até quando uma única pessoa faz o papel de todos os integrantes da família, como em De Volta Para o Futuro2 (1989). 

Com efeitos visuais, agora ficou mais simples criar novos personagens, como aconteceu em Doutor Estranho (2016), onde Benedict Cumberbatch interpreta o herói e também o vilão. No entanto, nos anos 1980 e 1990, as produções dependiam de maquiagens, figurinos e dublês, como em Um Príncipe Em Nova York (1988).

+++ LEIA MAIS: 15 anos de Hannah Montana: Veja o antes e depois dos principais atores

No longa, Eddie Murphy interpreta não só o protagonista, mas também três personagens secundários. Pensando nisso, separamos cinco filmes nos quais um ator interpreta mais de um personagem. Confira:


Eddie Murphy em Um Príncipe Em Nova York (1988)

Em um dos maiores sucessos da carreira, Eddie Murphy interpretou o príncipe Akeem, herdeiro de Zamunda, um reino na África. Ele precisa encontrar uma esposa, no entanto, quer alguém para amá-lo independente da condição financeira dele. Para isso, faz um acordo com o rei e viaja para Nova York em busca de uma noiva.

+++ LEIA MAIS: Um Príncipe em Nova York 2 reflete sobre machismo e empoderamento feminino, mas peca no humor [REVIEW]

Akeem não foi o único personagem de Murphy no filme. Ele também interpretou Randy Watson, um cantor de Soul; Clarence, um barbeiro; e Saul, um cliente da barbearia. 


Lindsay Lohan em Operação Cupido (1990)

Com apenas 10 anos, Lindsay Lohan interpretou as gêmeas Hallie e Annie em Operação Cupido. As irmãs foram separadas quando bebês - Hallie mora com o pai nos Estados Unidos, enquanto Annie vive na Inglaterra com a mãe. 

+++ LEIA MAIS: Quais atores interpretaram Andy Warhol nos cinemas?

Elas se conhecem em um acampamento de verão e logo notam as semelhanças físicas, apesar de terem personalidades completamente diferentes. Quando percebem que ambas guardam a mesma foto dos pais, descobrem serem irmãs e decidem bolar um plano para juntar a família novamente.


Michael J Fox em De Volta Para o Futuro 2

Em De Volta para o Futuro 2,Marty (Michael J. Fox) viaja com Doc Brown (Christopher Lloyd) para 2015 para impedir o próprio filho de cometer um erro capaz de mudar o destino de todos para sempre. 

+++ LEIA MAIS: Christopher Lloyd relembra atuação com Michael J. Fox em De Volta Para o Futuro: 'Química natural'

Em uma das cenas, Marty vai até à casa da família e encontra os parentes, entre eles, os filhos Marlene e Marty McFly Jr, ambos interpretados por Michael J. Fox.


Adam Sandler em Cada Um Tem a Gêmea que Merece (2011)

Em 2011, Adam Sandler interpretou os gêmeos Jack e Jill em Cada Um Tem a Gêmea que Merece. Jack é um publicitário renomado, enquanto Jill é uma dona de casa desastrada. Com saudade do irmão, decide passar um tempo na casa de Jack, mesmo contra a vontade dele.

+++ LEIA MAIS: 10 anos de Esposa de Mentirinha: O que aconteceu com o elenco? [LISTA]

Durante o filme, Jack até mesmo aproveita as inúmeras semelhanças com Jill para se passar pela irmã em uma das cenas. Para isso, ele somente troca de roupa, coloca uma peruca e afina a voz.


Noomi Rapace em Onde Está Segunda? (2017)

No filme da Netflix, Noomi Rapace interpreta sete gêmeas idênticas: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. Todas fingem ser a mesma pessoa, Karen Settman, para sobreviverem em uma sociedade onde só é permitido um filho por família devido à superlotação da Terra. 

+++ LEIA MAIS: 6 atores com várias indicações ao Oscar - mas nenhuma vitória [LISTA]

Durante anos, o plano das irmãs funciona. Cada dia da semana uma delas sai para assumir o papel de Karen. No entanto, um dia, Segunda não retorna para casa e as gêmeas planejam uma forma de encontrá-la sem o governo descobrir.


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: 7 curiosidades sobre Heath Ledger: nome, caracterização do Coringa, melhor amigo e mais [LISTA]

Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo. 

+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]

Nome

O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine.


Primeiras experiências

Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.

+++LEIA MAIS: Warner queria a origem do Coringa de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas; o que aconteceu?

Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.


Inspiração

Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger apanhou de verdade em uma das cenas mais violentas de Batman: O Cavaleiro das Trevas


Xadrez

Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA). 


Gambito da Rainha

A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.


Jake Gyllenhaal

Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.


Coringa

O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger recusou o papel de Batman antes de ser eternizado como Coringa de Nolan: 'Nunca vou participar de um filme de super-herói'