- Garra das Trevas, O Batman que Ri e a armadura Hellbat (Foto: Montagem / Reprodução DC Comics)

Batman vilão, louco ou nazista: conheça 7 versões alternativas do Homem-Morcego [LISTA]

Já que todos conhecemos a história tradicional do herói, é hora de ver algumas releituras do personagem

Vinicius Santos Publicado em 21/09/2019, às 10h00

Nesses 80 anos de Batman, várias gerações já se apaixonaram e praticamente nasceram sabendo da história do garoto bilionário Bruce Wayne, que após perder tragicamente os pais em um assalto a mão armada decide se tornar um vigilante mascarado como se fosse um morcego. Há até quem já se cansou da história, após tantos filmes e desenhos.

Porém, nos quadrinhos. o Batman foi reimaginado diversas vezes para sair da convencional. Desde uma índole e visual completamente diferentes até grandes mudanças no enredo que define o personagem, há um Batman para todos os gostos: superpoderoso, louco, monstruoso e até do mal.

Confira abaixo nosso apanhado de versões alternativas do Homem-Morcego.


Homem-Coruja

A DC trabalha com várias versões do mundo, o multiverso, para introduzir versões diferentes dos heróis da editora. Na Terra 3 existe uma alternativa completamente deturpada do universo DC, no qual os heróis são vilões e os bandidos que conhecemos são mocinhos. E o Batman dessa Terra é o Homem-Coruja.

O vilão é na verdade Thomas Wayne Jr., o irmão mais velho de Bruce, que viu o irmão e mãe serem assassinados por um policial corrupto, e anos depois se tornou membro do Sindicato do Crime, a versão maligna da Liga da Justiça. Ele é uma espécie de anti-Batman, visto que corujas são predadoras de morcegos, e não tem o código moral de não matar do Morcego tradicional.


Batman de Stan Lee

No começo dos anos 2000, Stan Lee , da Marvel, foi convidado para criar versões próprias dos heróis da DC. Ele criou um Batman diferente de tudo que havia sido visto, um jovem negro, rico e no auge da forma física chamado Wayne Williams, que acaba sendo preso injustamente por se envolver com o chefe de gangue chamado Horgum.

Na prisão, Wayne conhece o cientista Frederick Grant, que o ensina a fortalecer a mente e corpo, e após ser libertado, Wayne assume a identidade de Batman, inspirado por um morcego que entrava na cela dele para comer migalhas de pão. Como precisa de dinheiro, Wayne se torna um lutador fantasiado de dia, e combate o crime com as armas criadas por Grant à noite.

Uma nova origem com as marcas registradas de Stan Lee (nomes com a mesma letra inicial, um mentor super inteligente) e um traje pitoresco diferente de qualquer roupa anterior, este é definitivamente um Batman para quem quer uma pegada diferente do personagem.


Batman Nazista (Asas de Couro)

Esse Batman é fruto da famigerada pergunta “e se os nazistas tivessem vencido a Segunda Guerra?”. Nesse mundo, Adolf Hitler criou a Liga da Justiça do Eixo, ao invés da Liga da Justiça da América. Sim, se um Bat-Nazista já parece ruim, imagine uma super equipe inteira defendendo os interesses do Fuhrer.

Essa versão se chama Asas de Couro (mais conhecido pelo nome em inglês, Leatherwing), e age como um membro da SS, a polícia política de Hitler, e patrulha o mundo todo subjugado pelo partido Nazista.


Garra das Trevas

Nessa onda de multiversos, na série amálgama foi criado um universo onde os maiores heróis da Marvel e da DC se fundiram em versões híbridas, e da junção entre o Batman e o Wolverine vem o Garra das Trevas.

Logan Wayne é um órfão que foi capturado pelo programa Arma X e teve adamantium enxertado nos ossos. Ao retornar para a cidade Nova Gotham após o projeto do governo ser desativado, o Garra das Trevas luta contra o Hiena, a fusão entre o Coringa e o Dentes de Sabre.


Vampiro

Na Terra 43, o Batman se torna um vampiro para conseguir lutar contra Drácula, o conde das lendas que voltou para dominar Gotham City.

No início tudo parece bem, o Morcego contém a sede de sangue e usa os novos poderes para derrotar o mestre dos vampiros. Porém, o Coringa toma o controle dos capangas de Drácula, e o que leva Batman a confrontá-lo e matá-lo.

Então, o herói finalmente cede a sede de sangue e devora o corpo morto do Palhaço do Crime. Eventualmente a sede fica incontrolável e este Batman começa a matar todos que vê pela frente. Esta versão é para os fascinados pela mitolgia envolvendo morcegos e vampiros.


Hellbat

Apesar de todas as habilidades e apetrechos tecnológicos, o Batman sempre foi um homem de carne e osso lutando entre deuses, meta-humanos e diversas criaturas. Para compensar essa desvantagem, os outros membros da Liga da Justiça se uniram para criar a super-armadura Hellbat.

Quando trajado com a Hellbat, Bruce Wayne fica super forte e resistente, ganha diversas armas e invisibilidade, além da capa se transformar em asas para vôo. O Morcego fica tão poderoso nesta forma que é capaz de bater de frente sozinho com o Darkseid, o maior vilão da DC. Porém, a armadura drena o metabolismo do herói à medida que é usada, podendo até matá-lo se ele exagerar na dose.

A Hellbat é versão ideal do Batman para os fãs que querem matar a curiosidade de ver um Homem-Morcego extremamente poderoso, além de uma das maiores demonstrações do respeito e admiração do heróis pelos seus colegas na Liga.


O Batman que Ri

Uma das versões mais assustadoras do Batman é a sua "fusão" com o Coringa introduzida na HQ de Scott Snyder Noites de Trevas - Metal, chamada de O Batman Que Ri. Basicamente, vários Batmans malignos se unem para destruir o multiverso, e um deles é um Morcego que sucumbiu a loucura do Coringa no melhor estilo A Piada Mortal. 

Esta versão possui um traje sinistro, com espinhos na altura dos olhos, e ainda arrasta com correntes vários Robins pequenos e selvagens, que ele solta sobre os inimigos como uma matilha de lobos. Praticamente um pesadelo criado com os principais signos do herói.

O nome também é uma referência a criação do Coringa, inspirado pelo filme O Homem que Ri (de 1928).

dc batman cinema notícias marvel coringa Wolverine quadrinhos stan lee

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'