- Game of Thrones, Mad Men e Um Maluco no Pedaço (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Divulgação/ Foto 3: Divulgação)

Game of Thrones, Mad Men e mais: as 20 melhores aberturas de séries

O visual e a trilha sonora marcam a personalidade das produções, e as introduções são muito apreciadas quando bem feitas

Malu Rodrigues Publicado em 16/11/2019, às 14h00

Em setembro de 2019, Game of Thrones ganhou o prêmio de "Melhor Design de Abertura" no Creative Emmy Awards. E não é a toa que exista uma categoria só para enaltecer as introduções de séries de TV. O cuidado e tempo dedicados à elas são extensos.

Apesar de muitas pessoas “pularem” a abertura, ela é uma parte muito importante de uma produção. Curiosidades escondidas, histórias contadas de forma sutil e simbolismo são alguns dos diferentes elementos encontrados nas aberturas.

+++ LEIA MAIS: Supernatural, Arrow e mais: 7 séries se despedem do público até o final de 2019 [LISTA]

Além disso, não podemos esquecer dos visuais sublimes, e, é claro, do tema de cada introdução. As músicas escolhidas são viciantes e representam muito bem o enredo das séries.

Separamos as 20 melhores aberturas e temas de séries. Confira:


Game of Thrones

Game of Thrones se tornou uma das séries mais assistidas e premiadas da televisão, e o sucesso não é para pouco. O cuidado com os visuais da produção é de ser elogiado. Um dos pontos mais incríveis do programa é a abertura que conta a história da Guerra dos Tronos a partir do desenvolvimento da história. As peças crescem, as casas aparecem e o mundo da série medieval é criado.

E, claro, não podemos esquecer da música. Criada por Ramin Djawadi, a faixa arrepia logo na primeira nota. Os instrumentais misturados com os barulhos do ambiente são incríveis. Um das aberturas mais bem trabalhadas desta lista. Compare as versões da 1º e da 8ª temporada:

LEIA MAIS: House of the Dragon: tudo que sabemos até agora sobre a série da família Targaryen de Game of Thrones


Mindhunter

A série dirigida por David Fincher tem uma abertura ao mesmo tempo angustiante e equilibrada. Os cortes de cena entre a preparação de um deck de rolo e um assassinato são posicionados de forma sublime. A trilha sonora de fundo completa a abertura e já deixa à mostra toda a personalidade da produção.

LEIA MAIS: Mindhunter, Inacreditável e The Sinner: 7 séries mais incômodas que a Netflix já fez [LISTA]


Bojack Horseman

O mais incrível da abertura de Bojack Horseman é como ela representa o estado de espírito do protagonista no decorrer da série. Cada vez mais o cavalo depressivo se sente distante das pessoas ao seu redor, e por isso ele olha diretamente para o público durante toda a abertura enquanto a vida continua atrás. A trilha sonora psicodélica consegue nos inserir na realidade de Bojack.

Além disso, de forma inteligente, a 6ª e última temporada da série consegue recolher todos os episódios mais marcantes da vida do cavalo e mostrar como Bojack chegou onde está.

 

LEIA MAIS: BoJack Horseman, Big Mouth e mais: 6 séries de animação adulta na Netflix [LISTA]


Mad Men

Um publicitário arrogante e viciado no trabalho. Uma abertura que mostra o protagonista preso no meio de anúncios, caindo de um abismo e vendo o mundo ao redor desabar. Uma abertura simples, mas muito simbólica acompanhada da música “A Beautiful Mine”, de RJD2.

LEIA MAIS: Jon Hamm, de Mad Men, pode ser o novo Superman do cinema, indica site


Os Simpsons

A abertura de Os Simpsons é uma daquelas que nunca pulamos. Toda vez descobrimos um elemento escondido, e isso a torna muito inteligente e divertida. Além disso, a abertura já mostra como será a série: bagunçada, engraçada e surrealista.

LEIA MAIS: Os Simpsons se fantasiam como Homem de Ferro e Yoda para entrar no streaming da Disney+


Dexter

Mais uma série sobre serial killers e mais uma abertura angustiante. As cenas com imagens do cotidiano se tornam animalescas e sombrias. A introdução do protagonista logo na abertura é essencial para entendermos a dualidade dele. Ainda, quem curte ASMR vai gostar dos sons da abertura.

LEIA MAIS: Qual é o significado de Helter Skelter, música dos Beatles que inspirou assassinatos de Charles Manson?


How I Met Your Mother

O sitcom tem uma das aberturas mais aconchegantes desta lista. O grupo de amigos nova-iorquinos - não estamos falando de Friends - se reúnem em um bar para tirar fotos, e todas essas imagens compõem a abertura da série. Não resistimos e cantamos o "PaPaPaPa" da música “Hey Beautiful” toda vez. Realmente uma abertura lendária - e não precisamos nem esperar para ter certeza.

LEIA MAIS: 11 artistas que estiveram em How I Met Your Mother e você pode ter esquecido


The Walking Dead

Assim como outras séries desta lista, The Walking Dead muda a abertura de acordo com o desenvolvimento da história. No entanto, a introdução nunca deixa de ser arrepiante e misteriosa. A cada abertura, o cenário fica mais sombrio e abandonado - bem estilo pós-apocalíptico. É sempre bom ficar atento aos elementos escondidos nas cenas.

LEIA MAIS: HQ de The Walking Dead chega ao fim sem resolver seu maior mistério


The Orange Is The New Black

A abertura de The Orange is The New Black é, no mínimo, impactante. A vinheta mostra as faces de 52 ex-detentas da vida real, incluindo Piper Kerman, a norte-americana que inspirou o enredo da série. A música “You’ve Got Time”, de Regina Spektor, aumenta a emoção das cenas.

LEIA MAIS: Atriz de Orange is The New Black pode ser a primeira heroína trans do MCU, diz site


American Gods

A vinheta de American Gods é genial. Com toques neons, elementos futuristas e uma trilha sonora misteriosa e cativante, a série sobre a guerra entre deuses antigos e novos traz uma das aberturas mais bem pensadas e bem desenvolvidas já criadas. Enredos importantes da trama estão escondidos na abertura e dá para perceber o cuidado colocado em cima dela.

LEIA MAIS: A Vez dos Esquisitos


Smallville

Com uma abertura muito nostálgica, Smallville já conquista com a música “Save Me”, de Remy Zero. Toda a montagem é uma viagem pelos visuais dos anos 2000. A vinheta da série sobre o Superman é grandiosa e promete uma jornada épica.

LEIA MAIS: Ex-Smallville, Tom Welling voltará a ser Superman em séries da DC


Narcos

A música romântica “Tuyo”, de Rodrigo Amarante, foi a escolhida para a abertura de Narcos. Com cenas sobre o mundo do crime, como lavagem de dinheiro e drogas, a vinheta mostra a história de Pablo Escobar e as tentativas de rastreamento por parte dos policiais para achar o traficante. Com charme, a introdução apresenta o estilo da época do “senhor da droga colombiano”.

LEIA MAIS: Netflix renova Narcos para terceira e quarta temporadas


The Big Bang Theory

A abertura de The Big Bang Theory é uma das mais animadas - e educativas - desta lista. A história da Terra é contada em menos de 30 segundos, e é acompanhada de uma letra viciante e rápida. Não dá para resistir, e por isso a cantamos toda vez - e ficamos sem fôlego toda vez.

LEIA MAIS: The Big Bang Theory: 6 segredos de bastidores que você provavelmente não sabia


That 70’s Show

Todos os personagens dentro de um caro é a premissa da abertura de That 70’s Show. A vinheta igualmente divertida e animada traz o tom roqueiro com a música “In the Street”. Com o passar das temporadas, o carro deixa de ser o elemento principal da vinheta e uma roda de beck toma a frente.

A série teve até direito a aberturas com temas de Natal e do Halloween. A nostalgia é forte.

LEIA MAIS: 8 discos de rock que a Rolling Stone amou nos anos 1970, mas você nunca ouviu falar [LISTA]


Freaks & Geeks

A abertura da série cult mostra os protagonistas tirando fotos para a escola. Nela já podemos entender a dinâmica dos personagens e as principais características de cada um. Ao som de “Bad Reputation", de Joan Jett, a vinheta é viciante.

LEIA MAIS: Joan Jett desafia a ideia de que rock é só para homens em trailer de Bad Reputation


Um Maluco no Pedaço

A abertura de Um Maluco no Pedaço com certeza é uma das mais marcantes. A história do personagem é mostrada com cenas muito divertidas e com visuais intensos. A narração fica por conta do protagonista da atração e cantor Will Smith com um rap nostálgico.

LEIA MAIS: Will Smith fará spin-off de Um Maluco no Pedaço, diz site


Anne With An E

A série subestimada da Netflix apresenta uma abertura muito bem produzida. As artes simbolizam a imaginação da jovem protagonista, e as imagens são inquietantemente pacíficas. Os tons de outono e nobres apenas enaltecem as cenas. A música tema é a brilhante “Ahead By A Century”, de The Tragically Hip.

LEIA MAIS: O Irlandês, The Crown e mais: 48 filmes e séries que estreiam na Netflix em novembro


Família Soprano

Família Soprano apresenta uma abertura com o protagonista Tony Soprano (James Gandolfini) pela cidade de Nova York até chegar a casa da família mafiosa ítalo-americana. O tema “Woke Up This Morning” começa baixo e misterioso até explodir com a chegada de Tony à residência. Uma abertura memorável de uma das séries mais famosas a ir ao ar.

LEIA MAIS: Filme de Família Soprano já tem ator para interpretar o jovem Tony


Cheers

Cheers tem uma das aberturas mais lembradas da TV. Com artes e imagens representando um bar do século passado, a vinheta apresenta o tema “Where Everybody Knows Your Name”, cantado por Gary Portnoy. Romântica e dramática ao mesmo tempo, a música simboliza a história dos personagens de forma bem sutil, mas sublime.

LEIA MAIS: Central Perk, Cheers, Moe's Tavern: bares, cafés e restaurantes onde tudo acontece nas séries de TV


Golden Girls

A abertura de Golden Girls não tem muitos segredos: ela apresenta cenas das personagens. No entanto, essa simplicidade representa o coração da produção sobre amizade. Inclusive, a vinheta não deixa de ser divertida e animada, bem no estilo da série. Confortante e doce, a introdução tem o tema “Thank You For Being a Friend”, na voz de Cynthia Fee.

LEIA MAIS: 9 filmes e séries com 50 anos (ou mais) de idade que você vai amar [LISTA]

entretenimento notícias game of thrones tema Séries abertura Friends how i met your mother sitcom dramas

Leia também

Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae


Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México