Os principais Easter eggs de Loki, série do MCU [LISTA]

Confira a lista de referências e detalhes importantíssimos de Loki, a qual será atualizada semanalmente

Julia Harumi Morita Publicado em 10/06/2021, às 13h00 - Atualizado em 15/07/2021, às 09h24

None
Tom Hiddleston no trailer de Loki (Foto: Reprodução / Marvel)

[Atenção: esta publicação contém spoilers de Loki, do Disney+]

No dia 9 de junho, a aguardada série Loki chegou ao Disney+ e, claro, trouxe muitas referências às HQs da Marvel Comics e aos filmes do MCU, além de Easter eggs inusitados e pistas sobre os próximos passos da Fase 4.

Para não perder nenhum detalhe essencial, listamos os principais Easter eggs do seriado - vale apontar que nos baseamos em informações do Omelete e Screen Rant, porém, não recapitulamos momentos de destaque dos capítulos nem incluimos teorias, assim focamos nas referências escondidas e concretas da produção.

+++LEIA MAIS: Loki é gênero fluido, revela teaser do MCU

A lista será atualizada semanalmente, de acordo com o lançamento dos episódios, que chegarão todas as quartas-feiras na plataforma de streaming até o dia 14 de julho. Confira:

"Glorioso Propósito"

Foto: Divulgação / Marvel Studios
(Foto: Divulgação / Marvel Studios)

 

A estreia do seriado recapitulou cenas de Vingadores: Ultimato (2019) e Thor: O Mundo Sombrio (2013); retomou a popular frase "carregado com um propósito glorisoso"; e apresentou a TVA - Autoridade de Variação Temporal, assim como a existência do multiverso e os fatores responsáveis pelo equilíbrio dele.

+++LEIA MAIS: O que você precisa assistir antes de Loki para entender a história do personagem?

Homem de Ferro

Logo no começo do episódio, Loki faz referência ao filme Homem de Ferro (2008), o qual mostra Tony Starkem um deserto após escapar de um cativeiro. Na série o Deus da Trapaça também está em fuga, mas é rapidamente capturado pela TVA.

Skrull

Quando Loki (Tom Hiddleston) chega na TVA, é possível ver um Skrull, mas ele não está cercado de guardas, então não deve ser uma variante como o Deus da Trapaça.

+++ LEIA MAIS: Como Loki pode aparecer no MCU após série do Disney+?

LMD

Enquanto é registrado no sistema da TVA, Loki é questionado sobre a possibilidade de ser um robô. A pergunta faz referência aos LMD - Life Model Decoys, androides realistas capazes de confundir qualquer um, os quais foram citados nas HQs e na série Agents of SHIELD (2013).

Kree e Tropa Nova

Durante a animação de Miss Minutes, uma menciona uma possível revolta como algo desaprovado pela TVA. Na tela, vemos dois grupos se enfrentando, um parecido com os Kree e outro com a Tropa Nova. Coincidentemente, um conflito entre os dois é citado em Guardiões da Galáxia (2014).

+++ LEIA MAIS: 5 provas de que Loki não é um vilão [LISTA]

Eventos Nexus

A Miss Minutes também cita o evento Nexus, quando alguém se desvia do plano dos Guardiões do Tempo. O termo foi usado em Vingadores: Era de Ultron e em um comercial de WandaVision.

A linha do tempo

A AVT utiliza uma explicação familiar para apresentar o funcionamento da linha do tempo. A Ancião, de Doutor Estranho (2016), segue o mesmo raciocínio para explicar para Hulk os efeitos das viagens no tempo em Ultimato.

+++LEIA MAIS: Onde Loki se encaixa na linha do tempo do MCU?

Mephisto?

Em certo momento, Mobius M. Mobius (Owen Wilson) se depara com a imagem de um demônio. Não demorou muito para as teorias sobre Mephisto voltarem a circular na web, porém a diretora Kate Herron desmentiu os rumores e disse que a imagem era uma referência ao próprio Loki.

Ravonna Renslayer

Gugu MBatha-Raw aparece como a juíza da TVA, personagem chamada Ravonna Renslayer nas HQs. Aparesentada em Vingadores (1995), ela é associada ao vilão Kang, o Conquistador.

+++LEIA MAIS: Quais os poderes de Loki no MCU?

Pesadelo

A série faz uma breve referência a Pesadelo, personagem ligado a Loki e Doutor Estranho. Apesar de ser citado como um departamento, ele também pode ser a misteriosa figura estampada no chiclete do jovem garoto francês abordado por Mobius no século XVI.

Terra - 616

A fita com os registros da vida de Loki foi indentificada como ETH-616. Este código é usado no universo da Marvel para se referir à Terra - 616, a principal realidade das HQs.

+++ LEIA MAIS: Tom Hiddleston sobre filmar Loki na pandemia: ‘Experiência mais intensa da vida’

D.B. Cooper

Ficou confuso com a referência de D.B. Cooper? Bom, então vamos explicar. O easter egg é baseado em um roubo real, realizado por Cooper nos anos 1970. Como é mostrado na série, o criminoso foge sem deixar rastros e protagoniza o único sequestro de avião nos EUA não resolvido.

Josta

Outro detalhe divertido é a bebida Josta, consumida por Mobius. O produto era vendido pela Pepsi nos anos 1990, mas foi retirado do mercado. Pelo visto, ele se tornou alvo de pequenos delitos temporais.

+++ LEIA MAIS: Peggy Carter aparece no primeiro episódio de Loki? Fãs acreditam que sim; entenda

Tecnologia do terceiro milênio

No final do episódio, os funcionários da TVA encontram uma tecnologia do terceiro milênio no século XIX. Novamente, a série se aproxima do universo de Kang, o Conquistador, que é do século XXXI e usa tecnologia avançada para dominar a linha do tempo.

Agradecimentos

Os agradecimentos trouxeram muitos nomes ligados às histórias de Loki nas HQs, como Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby, Lee Garbett e Al Ewing (Loki: Agente de Asgard), Doug Braithwaite e Kieron Gillen (Journey Into Mystery), Don Heck (criador de Ravonna Renslayer), Walter Simonson e Sal Buscema (criadores da TVA), Jamie McKelvie (Jovem Loki), Ralph Macchio e Mark Gruenwald (criadores dos Guardiões do Tempo).

+++ LEIA MAIS: Loki estará em Thor: Amor e Trovão? Tom Hiddleston responde


"A Variante"

(Foto: Reprodução via IMDb)
(Foto: Reprodução via IMDb)

 

No segundo episódio, Mobius confia em Loki para capturar a nova variante e precisa lidar com as teorias do Deus da Trapaça, as quais são eficientes para a TVA… até o protagonista ficar frente a frente com a Variante.

Outras variantes

Antes de embarcar na primeira missão, a TVA mostra diversas variantes de Loki, entre elas, uma com pele azul - uma referência às origens do personagem, filho de um Gigante de Gelo.

+++ LEIA MAIS: Loki, Wanda e novo Capitão América aparecem em comercial; assista

Também é possível ver um Loki viking, o qual, segundo o Screen Rant, é o único baseado nas HQs. Em Mighty Thor Vol. 3, o Deus da Trapaça adota um visual parecido com o exibido na série.

Oshkosh, Wisconsin

A primeira missão de Loki não possui uma localização qualquer. Oshkosh, Wisconsin, é o local de nascimento de Mark Gruenwald, resposável por personagens como o Agente Americano. Além disso, ele foi a inspiração para a criação de Mobius.

+++LEIA MAIS: Por que Tom Hiddleston ficou satisfeito com gênero de Loki revelado?

372

Quando Loki é direcionado para estudar arquivos em uma biblioteca, o número 372 fica em destaque no fundo. Esta pode ser uma referência à edição de mesmo número de The Mighty Thor, a qual dá destaque para a TVA.

Revengers

O relatório da TVA sobre o Ragnarok possui um detalhe divertido. O tópico hérois está preenchido com o nome Revengers. Escolhido por Thor, o título brinca com o nome em inglês dos Vingadores, Avengers.

+++ LEIA MAIS: Por que Owen Wilson ficou frustrado com personagem em Loki?

Suco Boku

No primeiro episódio, Mobius revela ser fã da bebida Josta. E, no segundo capítulo, é a vez do funcionário Casey revelar ser consumidor de outra bebida fora de produção, Boku, a qual foi vendida entre 1990 e 2003 nos EUA.

Roxxcart

Em outra missão, Loki vai até a loja Roxxcart, de 2050. O nome do estabelecimento remete à Roxxon Energy Corporation, um conglomerado industrial presente nas HQs, na série Manto e Adaga (2018) e no filme Homem de Ferro 3 (2013).

+++ LEIA MAIS: As Joias do Infinito têm valor na Fase 4 do MCU? Teoria diz que sim

Ditado Asgardiano

Em certo momento, Loki cita o ditado: "Onde as orelhas do lobo estão, os dentes do lobo estão por perto". O personagem explica que a frase faz parte da cultura de Asgard e, de fato, foi retirada da Saga dos Volsungos, épico nórdico do século XIII.

Lady Loki ou Sylvie Lushton?

O segundo episódio revelou o visual da Variante de Loki, uma mulher de cabelos loiros. Muitas teorias apontavam que ela seria a Lady Loki, a qual surge nas HQs após a destruição de Asgard.

+++ LEIA MAIS: Loki terá 2ª temporada? Diretora Kate Herron responde

Porém o visual da personagem se aproxima de outra personagem, Sylvie Lushton, a qual recebe poderes do próprio Loki e passa a ser conhecida como Encantador.

Poderes da Variante

A Variante revelou ter um poder parecido com o de Loki em Vingadores (2012), com o qual controlou a mente do Gavião Arqueiro. O controle da mente e ações também remete aos poderes da Feiticeira Escarlate em Vingadores: Era de Ultron (2015).

+++ LEIA MAIS: Por que os Vingadores não se importaram de Loki roubar o Tesseract?

Vormir, Titã e mais

Quando a Variante provoca inúmeros eventos nexus ao mesmo tempo, é possível ver o local das mudanças em uma tela da TVA. Vormir, onde a Joia da Alma está escondida; Titã, a terra de Thanos; Asgard e outros lugares importantes do MCU aparecem na lista.


"Lamentis"

(Foto: Reprodução via Screen Rant)
(Foto: Reprodução via Screen Rant)

 

Após escaparem da TVA, Loki e Sylvie ficam presos no apocalipse de Lamentis-1, onde se conhecem melhor conforme tentam fugir da destruição do local. O episódio também revela mais sobre a origem dos funcionários da organização e apresenta diversos easter eggs do MCU.

+++LEIA MAIS: Como Scarlett Johansson se sente ao dar adeus a Viúva Negra?

Lamentis-1

Lamentis-1 está localizado no limite do império Kree e é citado brevemente na HQ Annihilation: Conquest - Prologue, a qual preparou um grande crossover na Marvel. As cenas do planeta próximo da superfície da Lua também remetem às ações de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

Apenas um chifre

Neste episódio, é possível ver melhor a tiara de Sylvie, a qual possui apenas um chifre. O design é um referência à Lady Loki, que também usa o acessório com chifre esquerdo quebrado.

+++ LEIA MAIS: Primeiras críticas de Viúva Negra elogiam Scarlett Johansson e Florence Pugh: 'alegria total', 'emocionante' e 'ações ótimas'

Espada asgardiana

A espada de Sylvie chama atenção pelas runas esculpidas nela, as quais são argadianas e apontam mais semelhanças entre a história de origem dos dois personagens.

Falta de visão

Um dos únicos Easter eggs fora do MCU, se conecta com outra grande franquia, Star Wars. Em certo momento, Loki diz para Sylvie: "Pensei que talvez pudéssemos trabalhar juntos... mas agora vejo que falta visão em você."

+++ LEIA MAIS: 5 filmes da Marvel que não fazem parte do MCU: de Hulk a Motoqueiro Fantasma [LISTA]

A frase é parecida com a de Palpatine em O Retorno de Jedi (1983). No filme, o vilão diz para Luke Skywalker: "Você vai pagar o preço por sua falta de visão."

Antigo truque

Fora da TVA, Loki consegue usar os poderes dele novamente. Durante uma luta com Sylvie, o Deus da Trapaça some na frente dela e aparece atrás da mesma para atingi-la. O truque remete à cena com agente Coulson em Os Vingadores (2012).

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Eternos, novo filme da Marvel: lançamento, trailer, elenco e mais

Mudança de forma

Loki também usa outra mágica conhecida, o poder de mudar de forma, o qual foi usado em Thor: Mundo Sombrio(2013).

Frigga

Em Thor: Mundo Sombrio, o Deus do Trovão diz que o irmão tinha os truques da mãe, mas não tinha a confiança dela. Porém Loki, mostra o contrário, afinal, Frigga foi quem mostrou muitos truques para o Deus da Trapaça.

+++ LEIA MAIS: 5 detalhes para prestar atenção no trailer de Os Eternos, da Marvel [LISTA]

O carteiro

Ao conversarem sobre a vida amorosa, Sylvie revela ter tido um relacionamento com um carteiro. Curiosamente, a profissão pode ser relacionada a diferentes personagens das HQs, como o líder do Morloks do universo mutante ou Willie Lumpkin, relacionado ao Quarteto Fantástico e o Homem-Aranha.

Tal Deus do Trovão, tal Deus da Trapaça

Em Lamentis-1, Loki fica alcoolizado e repete uma cena clássica de Thor (2011), na qual o Deus do Trovão pede mais uma bebida e joga o copo no chão enquanto grita: "Mais uma!"

+++ LEIA MAIS: Como o adeus de Tony Stark na Fase 4 do MCU poderia ser ainda mais doloroso?

Tiara de Sylvie

Em uma cena de luta, Sylvie usa a tiara para atacar os guardas da arca de Lamentis-1, assim como Loki fez em Ragnarok.

A posição de Loki

O Deus da Trapaça ganhou uma pose clássica no MCU. Em Ragnarok e nos dois últimos episódios de Loki, ele cai e é visto deitado de frente para o chão, com os braços dobrados e a cabeça levantada para cima.

+++LEIA MAIS: Qual o futuro de Barão Zemo no MCU? Site cria teoria

O arco de Ragnarok

Para não repetir novamente a narrativa de Loki nos filmes do MCU, a série cria momentos para acelerar o arco de redenção do personagem. Um deles acontece quando Loki percebe que muitos habitantes de Lamentis-1 não escaparão do apocalipse. O momento remete a Ragnarok, quando o personagem ajuda os habitantes de Asgard a fugirem da destruição do reino.


"O Evento Nexus"

(Foto: Reprodução via IMDb)
(Foto: Reprodução via IMDb)

 

O quarto episódio salvou os protagonistas do apocalipse de Lamentis-1 - apenas para assustar os espectadores com uma suposta morte de Loki - e trouxe algumas respostas importantes sobre o MCU, além de apresentar novas reviravoltas dentro da TVA e criar novos mistérios para serem resolvidos.

+++ LEIA MAIS: Como Loki pode abrir caminho para personagens LGBTQ+ no entretenimento?

Valquírias

Os primeiros minutos mostram mais detalhes sobre a vida de Sylvie. A Variante foi capturada enquanto brincava com bonecos das Valquírias, um dragão, um lobo e um barco viking em Asgard. A cena é uma referência a Ragnarok, o qual mostra a luta de Thor com um dragão e o lobo Fenir.

A-23

A cena também mostra Ravonna Renslayer como parte dos Homens-Minuto. O público mais atento deve ter reparado no número de identificação dela, A-23. O código pode ser uma referência à apresentação da personagem na HQ Avenger #23.

+++LEIA MAIS: Marvel esconde conexão de Loki e Thanos na série do Disney+; entenda

Morag

Quando Mobius e B-15 tentam descobrir a localização de Loki e Sylvie, podemos ver Morag na tela da TV. O local está no mesmo enredo de Lamentis nas HQs, e é visitado por Peter Quillno MCU.

Vampiros

Em certo momento, Mobius revela que a TVA capturou quase tudo: titãs, krees e… vampiros. Pela primeira vez, o MCU confirma a existência de vampiros - e prepara o público para a chegada de Morbius (Jared Leto) e Blade (Mahershala Ali).

+++LEIA MAIS: 5 vilões da Marvel que odiamos amar: De Loki a Thanos [LISTA]

Lady Sif

Lady Sif (Jaimie Alexander) fez uma pequena participação no episódio e deixou muitos espectadores felizes, afinal, ela é muito importante para a história de Loki nas HQs, na qual o Deus da Trapaça usa o corpo dela e retorna como Lady Loki.

Os três grandes

Com a revelação da farsa do Guardiões do Tempo, Loki confirma a teoria de Sam Wilson em Falcão e o Soldado Invernal: os três grandes causadores de problemas são androides, aliens e bruxos.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre crossover de Loki e Os Simpsons: data, elenco e mais [LISTA]

A morte de Coulson

O episódio assustou os espectadores com uma suposta morte de Loki. Para a "despedida" do personagem, a série retoma a cena da morte de Coulson em Vingadores, o qual levou um golpe de Loki pelas costas.

Variantes

A primeira cena pós-créditos da série mostrou diversas variantes do Loki, entre elas, Old Loki (Richard E. Grant) e Kid Loki (James Veal), personagens conhecidos das HQs. Outras duas versões mostram o Loki com um martelo parecido com o Mjölnir e um crocodilo com chifres.

+++ LEIA MAIS: Quem é a vilã secreta de Loki?

Torre dos Vingadores

A mesma cena mostra um local abandonado, cheio de prédios destruídos. Uma das construções lembra a Torre dos Vingadores, onde Loki se instalou para tentar derrotar os Vingadores no MCU.

Stan Lee

A série também mantém a tradição de homenagear Stan Lee, criador do Homem-Aranha e Gavião Arqueiro. O quadrinista aparece nas ilustrações do papel de parede do tribunal da TVA.

+++ LEIA MAIS: Como foi o teste de Sophia Di Martino para Loki?


"Jornada ao Mistério"

(Foto: Reprodução / Marvel)
(Foto: Reprodução / Marvel)

 

O quinto episódio de Loki foi recheado de Easter eggs. Enquanto o Deus da Trapaça, Sylvie, Mobius e outras variantes planejam descobrir a verdade por trás da TVA, uma série de referências às HQs, ao MCU, eventos históricos e até à Disney são feitas.

Título

O primeiro Easter eggs apareceu no título. Jornada ao Mistério remete à série de histórias em quadrinhos de mesmo nome, as quais foram publicadas na década de 1950 e apresentaram ninguém menos que Thor e Loki.

+++ LEIA MAIS: Qual o futuro dos personagens LGBTQ+ no MCU? Victoria Alonso, vice-presidente da Marvel, responde

Torre dos Vingadores?

A Torre dos Vingadores apareceu no final do episódio 4, mas, no capítulo 5, ganhou um novo detalhe: o prédio não está com o logo dos Vingadores, mas com o nome da empresa Qeng, a qual comprou a construção nas HQs em 2015. O negócio foi realizado pelo Sr. Gryphon, alter ego de Kang, o Conquistador.

Alioth

Alioth, guardião do Vazio, é um personagem dos quadrinhos. Apresentado em 1993, o personagem foi rival de Kang e construiu um império temporal.

+++ LEIA MAIS: 6 crimes do MCU que a TVA deveria investigar: Steve Rogers no passado, a sitcom de Wanda Maximoff e mais [LISTA]

O helicóptero, nave e helicarrier

Outro objeto que pode ser visto no local é o helicóptero de Thanos, veículo utilizado pelo vilão na década de 1970, o qual foi ridicularizado pelos leitores das HQs e esquecido na franquia. Pelo visto, o Vazio também possui objetos "podados" pelos produtores do MCU.

A TVA também "podou" a nave de Ronan, o Acusador, do universo dos Guardiões da Galáxia (2014). Destruído durante a Batalha de Xandar, o veículo deve ter escapado de seu destino e capturado pelos Homens-Minuto. Por fim, o seriado não perdeu a chance de colocar o Helicarrier da S.H.I.E.L.D. no Vazio.

+++LEIA MAIS: Tudo que sabemos sobre Viúva Negra: elenco, sinopse, lançamento e mais

Jaqueta Amarela

O Vazio foi preenchido com diversos objetos "podados", entre eles, uma versão gigante da cabeça de Jaqueta Amarela, o vilão do Homem-Formiga.

O Tribunal Vivo

Entre os destroços do Vazio, está uma pedra com o formato da cabeça do Tribunal Vivo, protetor do equilíbrio no multiverso.

+++ LEIA MAIS: 4 produções para conhecer a carreira de Sophia Di Martino, a Sylvie em Loki [LISTA]

O lixo da TVA

Várias bandejas de plásticos usadas pela TVA podem ser vistas no Vazio. Talvez, os funcionários da organização tenham usado as varinhas deles para "podar" o próprio lixo sem imaginar que os restos vão para outra dimensão.

Mjolnir e Throg

Quando Loki vai para o esconderijo das outras variantes, podemos ver um Mjolnir preso na terra, assim como Throg, a versão de Thor em formato de sapo. O anfíbio ficou preso em um pote com a etiqueta "T365", código para Thor #365, a HQ de estreia do personagem.

+++ LEIA MAIS: 6 filmes e séries para conhecer a carreira de Tom Hiddleston - além do MCU [LISTA]

Bebidas familiares

Enquanto descansam no esconderijo, as variantes tomam a bebida Roxxiwine, uma referência clara à companhia Roxxon, a qual foi mencionada no segundo episódio, "A Variante."

Em outro momento, Kid Loki consome Ecto Cooler Hi-C, produto promocional dos Os Caça- Fantasmas (1984) lançado em 1989.

+++ LEIA MAIS: Sophia Di Martino, de Loki, mostra figurino adaptado para amamentação no set

Mistérios da vida real

Como fez com D.B. Cooper e a bebida Josta, a série aproveitou novamente a temática do multiverso para fazer referências a mistérios da vida real. O esconderijo das variantes guarda o jogo Polybius, o qual, supostamente, hipnotizava as pessoas e desapareceu sem deixar rastros.

Da mesma forma, o navio USS Eldridge é jogado no Vazio. O veículo fez parte do experimento Filadélfia e, segundo as teorias da conspiração, ficou invisível.

+++ LEIA MAIS: Como Viúva Negra impactou o traje do Pantera Negra?

Deus dos excluídos

O Old Loki descreve a si mesmo como "o Deus dos excluídos," uma fala publicada no Loki #5, de 2019.

Mais variantes

O capítulo mostrou mais nove variantes do Deus da Trapaça, entre elas, o Loki presidente do arco Vote Loki, das HQs, e o Loki barbudo, exibido anteriormente em uma apresentação da TVA.

+++LEIA MAIS: Quais filmes inspiraram Viúva Negra? [LISTA]

A mão do Loki presidente

Depois Aldrich, Bucky e Groot, o Loki presidente seguiu a "tradição" da Marvel e perdeu uma das mãos para variante em formato de crocodilo. No passado, a perda da mão foi uma referência direta à Star Wars, segundo Kevin Feige.

Caminhão do Pizza Planet?

Mobius encontra abrigo em um carro antigo, o qual usa para fugir de Alioth. No topo do veículo, um enfeite em formato de pizza balança para os lados. O modelo lembra o caminhão do Pizza Planet, do universo Pixar, o qual faz parte da Disney ao lado da Marvel.

+++LEIA MAIS: Como foi o último dia de Scarlett Johansson no set de Viúva Negra?

Dançarina de Hula

Dentro do carro usado por Mobius, um enfeite familiar foi rapidamente exibido: uma dançarina de hula. O mesmo objeto apareceu em um veículo de Agente da S.H.I.E.L.D.(2013) e de WandaVision (2021).

GRN W1D

O carro trouxe mais um Easter egg na placa, a qual possui o código GRN W1D. As letras e os números fazem referência a Mark Gruewald, cocriador de Alioth e inspiração para o visual de Mobius.

+++LEIA MAIS: O que Benedict Cumberbarch pensa sobre o final de WandaVision? Elizabeth Olsen responde

Lævateinn

No final do episódio, a produção traz um Easter egg da cultura nórdica. Para distrair Alioth, Loki usa uma espada em chamas, a qual é chamada de Laevateinn e, segundo a mitologia, foi forjada pelo próprio Deus da Trapaça.


"Por Todo Tempo. Sempre."

Jonathan Majors em Loki
(Foto: Reprodução via Twitter)

 

O último episódio colocou Loki e Slyvie frente a frente com "aquele que permanece", interpretado por Jonathan Majors. A mente por trás da TVA explica cuidadosamente como manteve o equilíbrio entre os universos - apenas para ser morto, dar início ao multiverso e deixar muitas perguntas para os fãs.

+++ LEIA MAIS: Viúva Negra até destaca Natasha Romanoff, mas ainda não é suficiente para legado da heroína da Marvel [REVIEW]

Introdução

Para o finale, a série preparou uma introdução especial, na qual o logo da Marvel Studios surge na tela ao som de "It's Been a Long Long Time", de Harry James e Helen Forrest, trilha sonora do encontro de Steve Rogers com Peggy Carter em Ultimato.

Além disso, podemos ouvir frases marcantes da história como conhecemos. Falcão, Pantera Negra, Capitão América repetem falas importantes de filmes do MCU, enquanto trechos de discursos de Neil Armstrong, Nelson Mandela, Malala Yousafzai e Greta Thunberg também são reproduzidos.

+++ LEIA MAIS: Por que Wolverine realmente odeia a versão da Marvel da Liga da Justiça?

Cidadela no fim dos tempos

A cidadela no fim dos tempos apresentada por Miss Minutes existe, de fato, nas HQs e é habitada por "aquele que permanece." O nome também remete à cidade governada por Kang, o conquistador.

Aquele que permanece

"Aquele que permanece" é um ser antigo e muito poderoso que apareceu na HQ Thor #245 (1976). O personagem chegou a seguir conselhos de Thor e Jane Foster e foi o último diretor da TVA.

+++ LEIA MAIS: Lil Nas X zoa Marvel em trailer do disco de estreia; entenda

O quarto Guardião do Tempo

Na cidadela no fim dos tempos, podemos ver estátuas dos três Guardiões do Tempo, os quais foram introduzidos no primeiro episódio. A cena possui um detalhe interessante: uma quarta escultura está quebrada no chão. Talvez, esta seja uma referência ao episódio no qual o "aquele que permanece" criou um quarteto de guardiões, mas baniu o Oráculo de Siwa do Antigo Egito.

A maçã do Doutor Estranho

O personagem de Jonathan Majors aparece com uma maçã verde nas mãos, fruta utilizada por Stephen Strange durante o treinamento com o Olho de Agamotto. Na cena, ele faz a maçã mordida voltar à forma original.

+++ LEIA MAIS: Quantos filmes Homem-Aranha de Tom Holland deve ganhar? Zendaya responde

Ravonna Renslayer

Ao observar o nome Escola Franklin D. Roosevelt gravado na caneta de Ravonna Renslayer,B-15 consegue encontrar a versão verdadeira da juíza, chamada Rebecca Tourminet. Este é um apelido usado por Ravonna nas HQs após brigar com Kang, porém, a personagem vive em 1903 e não em 2018.

A pose do Loki

Mais uma vez, o MCU mostra a pose do Loki, na qual Hiddleston é derrubado, cai de frente para o chão e levanta a cabeça com indignação.

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Homem-Aranha: De Volta ao Lar - vilão 'reciclado', Easter eggs em livros e mais [LISTA]

Kang, o conquistador

As teorias dos fãs aparentemente estavam corretas. "Aquele que permanece" revela ter vários apelidos, entre eles, o conquistador - difícil não pensar no Kang com essa deixa, não é? O episódio reforça a teoria ao revelar que o personagem é do século XXXI e, no final, mostrar a estátua dele vestida com as características roupas do cientista nos quadrinhos.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL